Acesso Restrito!
 
Processo de Informação
 

 

 

Descrição.

Fazer os controles de registros de documentos eletrônicos do Sistema de Gestão da Qualidade, mantendo o site com conteúdo atualizado, backup de segurança, guarda, disponibilidade de versões antigas bem como orientando quanto à tramitação dos documentos de compras entre as áreas de compras.

Fatores de sucesso do processo

Prazo de execução; Disponibilidade de informações; Disponibilidade e integridade.

Limites de Processo

Início: Backup periódico; Guarda automática; Solicitação de acesso a histórico. Solicitação de Publicação; Recebimento do documento físico.
Fim: Guarda das versões antigas em Backup; Disponibiliza Versão; Publicação de nova versão no Site; Manutenção das informações disponíveis; Envio do documento físico.

Termos e definições específicos

Atualização tipo 1: informação constante na solicitação de atualização encaminhada a área de tecnologia, que informa que este  deve ser publicada no período de 24 horas decorridas da solicitação.
Atualização tipo 2: informação constante na solicitação de atualização encaminhada a área de tecnologia, que informa que este  deve ser publicada no período de 48 horas decorridas da solicitação.

OBS: Demais Termos consultar Glossário neste site (Link http://www.colombo.pr.gov.br/semad_.asp?id=963 )

Requisitos

Decreto municipal 2289/2010 (Link http://www.colombo.pr.gov.br/semad/decretos/Decreto_Municipal_2289_2010.pdf)
Lei 8.666/1993 e alterações posteriores da Constituição Federal (Link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666compilado.htm )
Instruções normativas do Tribunal de Contas do Estado (Link do site do TCE-PR http://www.tce.pr.gov.br/servicos_municipal.aspx )
Manual da qualidade (link http://www.colombo.pr.gov.br/semad_.asp?id=965 )
Norma ISO 9001.

Registros

Requisição de atualização de versão.
Guarda de versão.
Publicação nova versão.
Solicitação de acesso a histórico.
Tramite no Sistema Gerenciador de Informações

Responsabilidades

Gestão do sistema de qualidade – Rita de Cássia Camargo Gonçalves.
Gerenciamento dos recursos e resultados – Narcelis Quinsler/Ismailin Schrotter
Execução do processo – Ancelmo Mickus / Ismailin Schrotter
Versão atualizada deste procedimento e divulgação de novas versões – Ismailin Schrotter

Fluxogramas

Processo Atualização

Processo de Backup

Processo Solicitação de Versão Antiga

Tramitação de Documentos de Compras

Descritivo das atividades

Processo Atualização:



Etapa

Responsável

Tipo

Descritivo / Ação

Requisitos

Início

Processo Atualização

Início de Processo

Solicitação de atualização de Processo.

- Solicitação de atualização

Requer TI ?

Processo de Informação

Decisão:

 

Verifica se a atualização não é somente texto ou cadastro de formulário e requer encaminhar solicitação para área de TI:
Sim: Formaliza solicitação para TI.
Não: Encaminha para publicação da nova versão.

- Solicitação de atualização.

Solicita Atualização

Processo de Informação

Registro

Solicita junto a TI por e-mail, a atualização a ser executada no site, indicando qual processo, informação ou documento que deve ser atualizado além do tipo da atualização, que pode ser do Tipo 1 e do Tipo 2, sendo as atualizações do tipo 1 executadas em até 24 horas de sua solicitação e as do tipo 2 em até 48 de sua solicitação.

- E-mail formalizando a solicitação de atualização com todas as informações necessárias.
- Solicitação de atualização

Publicação TI

Área de Informação

Atividade

Com base na solicitação de atualização e no e-mail recebido a área de TI executa a atualização do site.

- E-mail solicitando atualização.
- Documento de atualização.
- Acesso intranet do site.

Informação

Área de Informação

Registro

Informa o solicitante da publicação efetuada no site.

- Acesso a e-mail.

Publicação

Processo de Informação

Atividade

Executa a atualização que pode ser de 24 ou 48 horas da solicitação de atualização.

- Documento de atualização.
- Acesso intranet do site.

Guarda Versão

Processo de Informação

Processo

Guarda a nova versão para quando esta tornar-se antiga e solicitada que a versão estar disponível. A versão antiga deverá estar disponível pelo período de vinte anos a contar de sua guarda.

- Versão do processo para guarda.
- Processo de Guarda.

Fim

Processo Atualização

Fim de Processo

Final de Processo

 

Processo de Backup

Etapa

Responsável

Tipo

Descritivo / Ação

Requisitos

Início

Processo de Informação

Início de Processo

Guarda da versão antiga do documento

Solicitação de Atualização.

Backup

Processo de  Informação

Atividade

Guarda a versão antiga do documento na rede, em uma pasta destinada aos processos ISO 9001.

Acesso ao site para obtenção da versão a ser guardada.

Registro

Área de TI

Registro

Executa backup diário da pasta onde estão arquivadas as versões antigas dos documentos.

Backup diário.

Fim

Processo de Informação

Fim de Processo

Final de processo

 

Processo Solicitação Versão Antiga

Etapa

Responsável

Tipo

Descritivo / Ação

Requisitos

Início

Área Solicitante

Início de Processo

Solicitação da versão

 

Solicitação Versão

Área Solicitante

Registro

Formaliza o pedido por documento escrito ou e-mail contendo as informações necessárias.

- Solicitação de  versão com as informações necessárias.

Disponibiliza

Processo de Informação

Atividade

Localiza a versão solicitada e disponibiliza cópia e a encaminha por e-mail para o solicitante da coordenação.

- E-mail de solicitação de versão.
- Acesso ao banco de dados na rede para disponibilizar cópia.

Versão Antiga

Processo de Informação

Registro

Encaminha para a área solicitante por e-mail.

- Versão solicitada disponibilizada via e-mail;
- Solicitação da área requisitante.

Fim

Processo de Informação

Fim de Processo

Final de processo

 

Tramitação de Documentos de Compras

Etapa

Responsável

Tipo

Descritivo / Ação

Requisitos

Início

Área Remetente

Início de Processo

Envio do documento para a área de destino. Se for processo de compras fazer o envio físico e eletrônico simultâneo, fazendo uso do sistema gerenciador de informações adotado pela Prefeitura.

 - Documento de compra;
-(Sistema gerenciador de informações)

Possível Recebimento?

Áreas de Compras

Decisão

A área recebedora verifica se é possível fazer o recebimento do documento, inclusive em se tratando de processo de compras com número de protocolo, verificar se a movimentação deste foi feito de maneira correta, utilizando o sistema gerenciador de informações adotado pela Prefeitura.
Sim: Faz o recebimento do documento.
Não: Registra a ocorrência.

- Documento de compra;
-(Sistema gerenciador de informações)

RNC

Áreas de Compras

Registro

Fazendo uso da ferramenta RNC (registro de não conformidade) o servidor da área registra a impossibilidade do recebimento eletronico via sistema gerenciador de informações naquele momento, solicitando a área remetente o envio de protocolo eletrônico  naquele momento pelo sistema.

- Documento de compra;
- Acesso ao site.

Recebimento

Áreas de Compras

Registro

Registra o recebimento do documento, seja na planilha de controle das áreas, ou no caso de processos de compra com número de protocolo via sistema gerenciador de informação.

- Documento de compra;
- (Acesso a planilha de controle)
-(Sistema gerenciador de informações)

Guarda

Áreas de Compras

Atividade

Providencia a guarda do documento em local seguro até o momento de executar a atividade.

- Documento de compra;
- Local para guarda.

Atividade

Áreas de Compras

Atividade

Executa a atividade, conforme etapa da cadeia de processos.

- Processos ISO;
- Documento de compra.

Atividade
OK?

Áreas de Compras

Decisão

Verifica se as informações existentes no documento de compras são suficientes e corretas para desenvolvimento da atividade.
Sim: Da seqüência ao documento de compras.
Não: Encaminha para registro da não conformidade.

- Processos ISSO;
- Documento de compra.

RNC

Áreas de Compras

Registro

Fazendo uso da ferramenta RNC (registro de não conformidade) o servidor da área registra a ausência ou o erro da informação.

- Documento de compra;
- Acesso ao site.

Possível Solucionar?

Áreas de Compras

Decisão

A não conformidade detectada durante a execução da atividade foi possível solucionar pela área executora?
Sim: Foi possível executar a atividade mesmo com a ausência ou erro de informação.
Não: A causa da RNC não é possível ser tratada pela área sendo necessário devolver o documento de compras para correção do problema à área responsável pela inclusão da informação.

- Documento de compra;

Devolução

Áreas de Compras

Decisão

Faz o envio  de devolução do documento de compras para a área de origem da não conformidade, para que a área de origem de tratamento a esta, resolvendo o problema, e re-encaminhando o documento  na etapa em que foi devolvido, e em se tratando de documento de compra com número de protocolo, fazer uso do sistema gerenciador de informações.

- Documento de compra;
- (Sistema Gerenciador de Informação)

Necessário guarda?

Áreas de Compras

Decisão

Verifica se há necessidade de fazer a guarda do documento.
Sim: Providencia guarda.
Não: Encaminha para envio do documento para próxima fase.

 

Guarda

Áreas de Compras

Atividade

Providencia a guarda do documento em local seguro até o momento de executar a atividade.

- Documento de compra;
- Local para guarda.

Envio

Áreas de Compras

Registro

Providencia o envio do documento para dar continuidade ao processo de compras, registrando na planilha de envio de documento das áreas e em caso da existência de número de protocolo fazer o envio deste pelo sistema gerenciador de informações.

- Documento de compra;
- (Sistema Gerenciador de Informação)
- (Acesso a planilha de controle)

Fim

Informação

Fim de Processo

Final de processo

 

Indicadores

Link para planilha de indicadores http://www.colombo.pr.gov.br/semad_.asp?id=1031
Cumprimento do prazo de publicação junto à área de TI.



Nome

Objetivo

Método/ Cálculo.

Limite Aceitável

Ação

Cumprimento do prazo publicação TI

Monitorar o cumprimento do prazo nas solicitações de  atualização no processo de TI

Número de publicações atendidas no prazo estipulado (NPA) divididos pelo Número total de solicitações de atualização(NTSA) vezes cem igual ao percentual de cumprimento de prazo nas solicitações de atualização (PCPSA).
Formula: PCPSA = (NPA / NTSA) x 100

Percentual de cumprimento de prazo nas solicitações de atualização PCPSA = ?
*Obs. Não há histórico para definição de um limite aceitável para este cálculo, sendo necessário o monitoramento destes números para definição de um limite aceitável.

N/A

Backup realizados em dias úteis.



Nome

Objetivo

Método/ Cálculo.

Limite Aceitável

Ação

Backup realizados

Medir o desempenho de backups realizados diariamente das versões disponíveis para guarda.

Número de backup realizados no mês (NBRM) divididos pelo número de dias úteis do mês (NDUM)  vezes cem igual ao percentual de backup realizados no mês(PBRM).
Formula: PBRM = (NBRM / NDUM) x 100

Percentual de backup realizado no mês.
PBRM = 95%

N/A

Solicitação de Versão Antiga



Nome

Objetivo

Método/ Cálculo.

Limite Aceitável

Ação

Solicitação
Versão Antiga

Medir o prazo para disponibilizar a versão antiga ao solicitante.

Data de envio da versão antiga ao solicitante (DEVAS) menos a Data de  solicitação de versão antiga (DSVA) igual ao número de dias para disponibilizar a versão antiga ao solicitante (NDDVAS).
Formula: NDDVAS = DEVAS – DSVA
Obs. Somente contabilizado dias úteis.

Número de dias para disponibilizar a versão antiga ao solicitante NDDVAS = 2 dias.

N/A

Exemplo de Documento

- Solicitação de Atualização. (http://www.colombo.pr.gov.br/semad/download/Solicitacao_de_Atualizacao_Site_e_Confirmacao_de_Publicacao_de_TI.pdf)

Controle de Versões

Versão

Data

Alteração

Elaborador

Revisor

1.0

 01/09/2011

Versão inicial

Ismailin

Emilio

1.1

28/11/2011

Incluído descritivo de SIPOC

Ismailin

Ismailin

2.0

14/12/2011

Alteração do nome do Processo, inclusão do fluxograma “tramitação de documentos de compras”, novo indicador.

Ismailin

Marco

2.1

05/11/2012

Revisão de Processo

Ismailin

Ismailin